segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Caminho Profissional

Bom, minha experiência com esse público veio da minha prática profissional. Sou Terapeuta Ocupacional Formada em Terapia Ocupacional pela PUC de Campinas (Brasil). 


Na formação acadêmica de T.O. na Puccamp, há 2 semestres de Dispositivos e adaptações em Terapia Ocupacional, disciplina que visa instumentalizar o aluno ao nivel teórico-prático para: avaliar, indicar e orientar a utilização dos diferentes dispositivos (órteses e adaptações), confeccionar e manejar, respeitando critérios de indicação e contra indicação; treinar e orientar a utilização dos dispositivos nas atividades de vida diária e prática (Segundo a Ementa do Plano de Ensino ). Com esse conteúdo me possibilitou a realização de variadas adaptações nas mais diferentes áreas :  AVD - Atividade de Vida Diária, CAA - Comunicação Alternativa e Suplementar, acessibilidade ao computador, órtese de MMSS, adaptação postural, mobilidade.

Com o decorrer dos anos, fui percebendo que as adaptações necessitavam de novas tecnologias. Afinal vivia em uma cidade conhecida como o "Vale da Eletrônica", onde as palavras tecnologia e telecomunicação estavam constantemente presentes nos discursos de âmbito educacional e empresarial santarritense. A percepção foi enfatizada quando o INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações, pela Faculdade de Engenharia BioMédica, inaugura o CDTA – Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia Assistiva que tem como principal objetivo desenvolver soluções tecnológicas que facilitem a vida das pessoas com deficiência.  Enfim, era necessário uma nova capacitação.  Foi então que interessei fortemente pela área da Engenharia Biomédica.

Atualmente estou no quarto semestre do mestrado em Engenharia Biomédica na Faculdade Favaloro em Buenos Aires (Argentina), com o intuito de desenvolver e/ou difundir tecnologias assistiva para pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida.  De acordo que vou desenvolvendo minha tesis, vou escrevendo para poder compartilhar e intercambiar mais informações nessa área. 

Forte abraço:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário